segunda-feira, 7 de maio de 2012

OS ORGÃOS DE SEGURANÇA IMPÕEM MUDANÇAS NA HOTELARIA JÁ PARA A RIO+20


O MTur - Ministério do Turismo apresentou a empresários da rede hoteleira uma de suas principais iniciativas voltadas para a segurança: o projeto Registro Nacional de Hóspedes. O tema foi debatido durante evento promovido pelo Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, a ABIN - Agência Brasileira de Inteligência e o Comando Militar do Leste (CML), no Rio de Janeiro. O encontro teve o objetivo de discutir a atividade de inteligência aplicada à segurança, já com vistas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontecerá entre os dias 20 e 22 de junho na capital carioca.
O projeto é um sistema de cadastro único, por meio eletrônico, que reunirá os principais dados dos turistas. Será possível traçar um perfil, tendo como base informações como a motivação da viagem e o tempo de permanência. Um piloto já está sendo implementado em hotéis de Brasília e a expectativa é que todos os hotéis das cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014 estejam ligados ao registro nacional até o final deste ano. O diretor do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesh, reforçou passará a ser obrigatória, também, a apresentação de um documento de identificação no momento do check-in nos hotéis.
O encontro tem o apoio da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Rio de Janeiro (Abav/RJ) e foi aberto pelo diretor do Departamento de Integração do Sistema Brasileiro de Inteligência da Abin, Carlos Alberto Ataide Trindade. Segundo ele, as ações de inteligência na Rio+20 serão feitas a partir do padrão implementado nos Jogos Panamericanos, que ocorreram no Rio de Janeiro em 2007. "A Rio+20 terá proporções gigantescas e precisamos do comprometimento de todos para que o desenrolar do plano estratégico e operacional seja um sucesso", declarou.
Hoje, as palestras terão como foco os profissionais que trabalham com agências de viagens de receptivo e as empresas aéreas. O evento terá início às 09h00 e será realizado no auditório da Abav/RJ, na Rua Senador Dantas, 76, 2º andar, Centro.

N.R.: na realidade, a Ficha Nacional de Registro de Hóspedes já desempenha as funções desejadas pelos órgãos de segurança. Embora seja passível de aperfeiçoamento, sua utilização continuou sendo aplicada nos hotéis mas não sua tabulação. Já a apresentação de documento de identidade no check-in, deveria ser, pelo bom senso, norma mandatória na hotelaria. Em uma rápida pesquisa informal, nenhum dos participantes se lembrou de ter apresentado um documento de identidade no check-in de hotéis, em viagens domésticas, nos últimos anos.

(Fonte : Business Travel Magazine)

Nenhum comentário:

Postar um comentário