quinta-feira, 3 de março de 2011

MANAUS RECEBE EM MARÇO PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO DE HOTÉIS


Com investimentos na ordem de 3,3 milhões, o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, já lançado em Brasília, Curitiba, São Paulo, Recife, Belo Horizonte, Cuiabá e Fortaleza, chega a Manaus, no dia 3 de março. Segundo Roberto Simão Bulbol, presidente da Abih-AM, a cidade possui cerca de 3.500 apartamentos de pequenos meios de hospedagem, número que deve chegar a quase 6.000 unidades até 2014. A cidade de Santarém também será alvo de investimentos já que trata-se de um destino indutor de turistas para a região norte.
A meta do programa nacional, juntando todas as cidades-sede e destinos indutores, até 2014, é atingir cerca de 1,3 mil hotéis e pousadas com menos de 50 apartamentos, localizados em todas as 12 cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo e em mais 32 destinos. De acordo com os coordenadores do programa, já ficou demonstrado que os turistas aproveitam o intervalo entre as competições para conhecer outras cidades turísticas, próximas de onde estão ocorrendo as competições.
“A Copa do Mundo é evento peculiar pois os jogos de uma mesma seleção acontecem com espaço de tempo entre um e outro, o que proporciona ao turista poder conhecer cidades próximas aos locais onde se realizam as competições”, explica Simão Bulbol.
Segundo Enrico Fermi Torquato, presidente da Abih Nacional, estão previstas capacitações em 32 destinos, elaboração de material voltado à gestão básica e realização de um diagnóstico para identificar o nível de competitividade de 1,5 mil empresas:
“O Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem é resultado de convênio firmado entre o Sebrae Nacional e a Abih Nacional em 2010. A parceria prevê diversas ações com a finalidade de preparar os pequenos meios de hospedagem para o evento esportivo de 2014”, explicou ele.
Para Luiz Barreto, presidente do Sebrae nacional e ex-Ministro do Turismo, o programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem será um legado do Sebrae para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. Segundo ele, a qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes. Luiz Barretto alerta que as empresas precisam estar de olho na qualificação do atendimento e aos serviços prestados.
Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. “Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões”, explica Barretto.
O objetivo do programa é fornecer aos pequenos meios de hospedagem mecanismos para o desenvolvimento do turismo competitivo e sustentável. “A meta do programa é promover a utilização de ferramentas de gestão a partir de 32 oficinas que serão realizadas, tornando a capacitação um legado concreto e fundamental que permanecerá depois dos eventos”, explicou Torquato.
Segundo o presidente da ABIH nacional, as capacitações serão destinadas aos gestores, coordenadores e colaboradores de empresas hoteleiras e serão abordados temas ligados à inovação da gestão, sustentabilidade, competitividade e marketing. “Para incentivar aumento da competitividade também haverá novas estratégias de comercialização como uma central de negócios e incentivos previstos na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, tendo como viés as vantagens da formalização”, completou o presidente.

(Fonte : Portal D24AM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário