A atividade turística mundial vai crescer entre 4 e 5% em 2011, mas de forma mais modesta do que aconteceu em 2010, afirmou hoje o Secretário-Geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, que disse também que uma das receitas para o sucesso do turismo é as regiões apoiarem-se umas às outras.
Em 2011 o Turismo “vai continuar a crescer, mas de forma mais modesta. Não vai ser tão impressionante com 2010”, afirmou Taleb Rifai, durante a sua intervenção durante a I Conferência Internacional de Turismo, que decorre paralelamente à Bolsa de Turismo de Lisboa, na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. “Uma das receitas mais importantes para o turismo” é entender que as regiões se devem juntar e apoiar, enquanto competem entre si, disse Taleb Rifai. “Nenhum vencedor pode rodear-se de perdedores”, afirmou. Outra necessidade é a de manter o turismo na agenda política, disse ainda o Secretário-Geral da OMT, que realçou que há “uma onda de novos setores econômicos, como o turismo, o desporto e a cultura.
Não olhamos para estes novos setores com a mesma seriedade com que olhamos para setores mais tradicionais” afirmou Taleb Rifai, que referiu também que os países em desenvolvimento dão mais atenção ao turismo do que as nações mais desenvolvidas.
O Secretário Geral da OMT falou também da necessidade de haver um plano nacional para o turismo, aludindo ao PENT português. Para Taleb Rifai um plano setorial não pode funcionar.
(Fonte : Presstur, de Portugal)
Nenhum comentário:
Postar um comentário