Em estudo inédito, a Abremar - Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos fez um amplo diagnóstico sobre a situação atual dos portos no país. O trabalho, bastante detalhado, é recheado de dados técnicos e fotos, colhidos em cada porto, e sugestões do segmento em relação às melhorias necessárias para a operação eficaz dos cruzeiros marítimos no Brasil. Foram compiladas informações de companhias marítimas, autoridades portuárias, agentes portuários e colaboradores do setor.
Produzido pelo Grupo de Estudos Técnicos de Infraestrutura da Abremar, o documento de mais de 100 páginas traz informações sobre as estruturas físicas atuais dos terminais de passageiros e píers que recebem os cruzeiros marítimos e seus respectivos custos operacionais. “Este estudo é uma contribuição da Abremar para o aprimoramento da infraestrutura portuária no país, pois traz especificações técnicas importantes, entre elas estrutura receptiva, terminais, calado do píer, bacia de evolução e área de fundeio”, explica o presidente da Abremar, Ricardo Amaral.
Iniciado em 2009, o estudo é um mapeamento descritivo de cada porto-escala e as etapas incluíram o conhecimento do local, o levantamento das necessidades de cada porto para o desenvolvimento do turismo marítimo no Brasil e a sugestão de soluções. “Acreditamos que este material poderá ser um valioso auxiliar no possível planejamento dos investimentos para a melhoria dos portos brasileiros”, afirma Amaral. O documento foi entregue ao poder público, em todas as suas esferas e âmbitos, e poderá servir de complemento para o governo federal destinar os recursos do PAC voltados à melhoria da infraestrutura portuária.
(Fonte : Business Travel Magazine)
Nenhum comentário:
Postar um comentário